x

Estudo aponta existência de rios em Marte no passado


Um estudo publicado essa semana mostra que os trabalhos do robô Curiosity em Marte trouxeram novas evidências de um leito de rio no Planeta Vermelho.

O estudo foi elaborado pela revista “Science”, uma das mais conceituadas do ramo no mundo. Usando como base fotos do robô Curiosity tiradas em 2012, ela indica que havia água corrente no passado. “Completamos uma quantificação mais rigorosa dos afloramentos para caracterizar a distribuição de tamanho e os arredores dos pedregulhos e da areia que formam esses conglomerados. Esses conglomerados são incrivelmente parecidos com os depósitos de leitos de rios da Terra”, afirmou Rebecca Williams, pesquisadora do Instituto de Ciência Planetária em Tucson e uma das idelizadoras da pesquisa.


A análise aponta que o fluxo do rio foi contínuo durante tempo indeterminado, mas muito mais longo que semanas ou meses. Alguns cascalhos utilizados de base para a tese teriam sido arrastados por alguns quilômetros, o que indica que não era uma quantidade isolada de líquido.

Curiosity continua sua missão de reconhecimento em Marte, tentando descobrir se já houve vida no passado do planeta. Apesar de ser confirmado que existe gelo no subsolo, a atmosfera atual se mostra fina demais para permitir que algum curso d’água exista.


Opinião do Vader


Enquanto tentam descobrir mais marte, nossos oceanos continuam 90% inexplorados. Não sei vocês mas eu acho que no momento seria mais útil descobrirmos o que tem aqui do que o que tem no espaço, vamos NASA! 

0 comentários:

Seu comentario foi enviado com sucesso! Obrigado por participar do ByteAqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Confira